Alto da XV

Rua Itupava, 601 - Curitiba-pr

+55 41 3264-6495

Fale conosco e agende uma visita

Pequeno ato de poder para começar bem o seu dia

O espelho de joris marengo

Muitos vivem no automático de suas emoções, de maneira inconsciente, apenas repetem o ritmo alheio, enfrentam cada dia sem a disposição necessária para manter o foco em seus objetivos.

É como um sapato apertado, no entanto, se obrigam a caminhar e acabam por se acostumar com o calo e com a dor.

O mundo nos apresenta os moldes onde devemos nos encaixar. Nos deixamos moldar, sem perceber o malfeito. Nos transformamos em meros soldados de uma realidade pré-existente, que nos rouba o ar, o ânimo, a paz, e a disposição.

E por vezes, quando nos posicionamos diante do espelho não nos reconhecemos. E o significado de algumas palavras vão se ajustando em contrários. Despertar perde o seu efeito prático e acordar passa a significar: abrir os olhos para outra manhã e nada mais.

No passado, eu já vivi dessa maneira… segui o curso da realidade, repeti passos-gestos. Aceitei tudo que me foi oferecido, mas não me sentia na direção correta. Faltava alguma coisa: um ideal, um lugar no mundo. Eu olhava a minha volta, mas os meus olhos não alcançavam nada além do que já estava lá.

Foi então que eu resolvi fazer um árduo trabalho de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento com o DeRose Method. De lá para cá já se passaram mais de 23 anos e sei que ainda tenho muito caminho para percorrer.

Aprendi muitas coisas que me auxiliaram no caminho do autoconhecimento e uma delas hoje compartilho com vocês.

Recitação Matinal

O meu dia começa a partir dessa recitação matinal que murmuro, como um mantra ao acordar. E a cada palavra entoada a minha pele é tocada por um raio de sol. Respiro fundo, sinto os músculos e nervos se fortalecendo, e sei que estou pronto para mais um dia.

Antes de sair da minha casa, costumo repetir as seguintes palavras em geral diante de um espelho:

“Recebo este novo dia em minha vida com a disposição de ser uma pessoa melhor e mais feliz. Quero reeducar-me gradualmente para servir melhor as pessoas com quem me relacionar neste dia. Vou aprender mais coisas, realizar algo de bom, regozijar-me com as coisas belas e simples como uma brisa, um raio de sol, um pássaro, uma flor. Quero ser mais tolerante hoje do que ontem, e amanhã mais do que hoje. Desejo compartilhar as boas coisas e os bons pensamentos.”

Só depois de repetir essas palavras, que aprendi com o Professor DeRose, me sinto realmente disposto para realizar as atividades cotidianas.

Eu aprendi que somos o resultado de nossa disciplina, e a consequência de nossos atos, que precisam ser educados. Não é algo simples ou fácil. Todo o processo é árduo, mas só depende do nosso compromisso com nós mesmos.

A transformação

O resultado, quando alcançado, através de muito trabalho e dedicação, nos transforma por dentro e por fora.

Hoje o verbo ‘transformar’ povoou a minha mente desde o instante em que abri os meus olhos.

Daqui a pouco vou receber um novo aluno. Costumo mentalizar o diálogo, antever os movimentos do jovem-aprendiz com quem irei me encontrar e ao mesmo tempo revisitar a mim mesmo num tempo anterior, quando era um jovem aprendiz.

A vida costuma nos oferecer instantes como esses, de pausa, para observar os caminhos percorridos e compreender os nossos passos e a nós mesmos.

Hoje aproveitei para recordar a minha ansiedade e o desejo ávido que sempre tive por transformação. A vontade de abraçar um futuro que eu antevia.

Eu sempre soube o lugar que desejava chegar e os caminhos que precisava trilhar. Sempre senti que cada passo me levaria a esse “Norte” tatuado em meu íntimo. Mas a minha bússola interna nem sempre apontou a direção que eu deveria seguir e ao fazer essa recitação matinal sinto que estou fazendo um ajuste no curso e retomando os trilhos na direção correta novamente.

Costumo fazê-la uma vez por dia, ao acordar. No entanto, sempre que fecho os olhos, ouço o meu coração e sinto que estou no lugar errado, indo na direção errada ou estou a viver uma vida de enganos, sem prazer ou satisfação, apenas cansaço – o inverso das minhas vontades – repito, quantas vezes acho necessárias, essas palavras para o meu coração.

Assim como eu passei, o jovem à minha espera, na sala reservada para o nosso bate papo, provavelmente também esteja passando por uma transição em sua vida e está querendo se preparar para as mudanças que precisa realizar em si mesmo.

O Despertar

Despertar todos os dias é algo tão rotineiro que esquecemos de nos perguntar o significado dessa palavra. Você já pensou sobre o significado dela?

Despertar é uma palavra bastante interessante, com muitos significados possíveis. Se olhar o dicionário agora, irá obter duas importantes respostas. O mais conhecido dos significados diz: abrir os olhos pela manhã.

Depois desse pequeno gesto: alongamos os músculos, bocejamos, espantamos a preguiça e vamos ao dia, de sol ou de chuva, com suas cores. Nos colocamos de pé para praticar os conhecidos rituais de vida. Cada um tem o seu: escovar os dentes, lavar o rosto com água fria, trocar de roupas, pensar o café da manhã e começar a tramar nossos movimentos de vida dentro da realidade que vivenciamos.

Curiosamente, uma das nossas primeiras atividades diárias parece inofensiva, mas é bastante complexa: encarar a si mesmo no fundo do espelho: olhar no fundo dos nossos olhos e descobrir se estamos ou não satisfeitos com a pessoa em que nos transformamos ao longo da vida.

Texto extraído do futuro livro do Professor Rogério Brant, Hábitos & Atitudes.
Imagem: uma das obras do artista plástico e professor do DeROSE Method, Joris Marengo

Tire suas dúvidas

Informe seus dados e em breve entraremos em contato.

💬 Posso lhe ajudar?
Escanear o código